Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais

Avaliar empresa

Existem vários métodos para determinar o valor de uma empresa, contudo um dos factores mais utilizados é o das receitas futuras. Indiscutivelmente o interesse em comprar/vender o negócio também é determinante.

Se um negócio está em fase descendente das vendas e da rendibilidade dos capitais próprios terá o seu valor afectado negativamente, e vice-versa. Contudo existe também o valor do activo que pode ser determinante para o estabelecimento de um preço justo para o negócio, todos os factores são importantes.

Num trespasse por exemplo: se o valor da renda do imóvel for inferior à praticada pelo mercado para um espaço idêntico isso constitui um benefício adicional para o comprador, logo pode ser determinado através de perpetuidade da diferença com o valor da taxa de juro actual ou da média dos últimos 5 ou 10 anos para simplificar a vida.

O nível de endividamento da empresa não tem impacto na avaliação da empresa, interessa sim saber qual o custo do capital alheio, capital próprio da empresa, Beta do sector e o rácio de endividamento, assim no apuramento dos cash flows será através dos resultados operacionais.

Os métodos para avaliar uma empresa por fluxos de caixa (cash flows) futuros são:

EVA Economic value Added – rendimento esperado dos investimentos efectuados.

Cash Flows Futuros – Com base nas receitas futuras esperadas

Métodos mais simples

Valor de liquidação: resulta do apuramento do valor do activo-passivo

Pelo retorno esperado: Per multiplicado pelos resultados sustentáveis

Através do activo também se pode determinar o valor de uma empresa, se a empresa tem um resultado liquido ou resultados operacionais pequenos mas tem uma sede no valor de milhares de euros, este activo tem de ser incorporado na avaliação.

Para fazer uma avaliação correcta da empresa deverá sempre ter em conta vários factores, crescimento do sector, tipologia do negócio, etc. Tudo isso será credível se for realizado por uma empresa de consultoria especializada em avaliação de empresas.

Para finalizar e como em todos os negócios para haver acordo de venda é necessário satisfazer todas as partes, por isso o valor de mercado de uma empresa pode muito bem ser o que alguém está disponível a pagar para a deter.

Votos de bons negócios

Portal de compra e venda de empresas