Tive conhecimento de contactos através dos anúncios no nosso website de compradores ou investidores estrangeiros.
A visibilidade do Trespasse.com, pela antiguidade e pelo número de visitas diárias ou mensais atraí todo o tipo de pessoas. Assim os anúncios geram contactos de pessoas que desejam fazer negócios, e adquirir uma empresa e também pessoas que pretendem executar um esquema, que ainda não percebi bem como funciona de modo a lesar os nossos utilizadores. Daí este alerta.
Nunca se desloque ao estrangeiro para vender uma empresa em Portugal
Os investidores e empresários países lusófonos (especialmente, Brasileiros e Angolanos) são potenciais investidores em qualquer empresa em Portugal, porque pretendem mudar-se e viver em Portugal. Mas serão sempre os interessados que se deslocam a Portugal
Não existem pequenos investidores em Bruxelas ou Inglaterra interessados na compra de negócios locais em Portugal. Mas podem existir pessoas oriundas de qualquer país a viver em Portugal que pretendem adquirir um negócio ou empresa.
Sinceramente não sei o esquema que está por detrás destas empresas ou investidores, mas é óbvio que não é nada vantajoso para os empresários e anunciantes.
A primeira regra básica em qualquer negócio é desconfiar.
Esta é a questão base, ou seja, é sempre o comprador que se desloca, ou caso não o possa fazer, será alguém por si contratado que fará as diligências para a aquisição da empresa, por exemplo um advogado.
Por mais convincente que seja a história do comprador, não existe ninguém que acredite nisso.
O investidor não tem tempo/disponibilidade para se deslocar a Portugal para ver e analisar o negócio potencial, por que raio o vendedor terá essa disponibilidade.
Existem tantos esquemas que se propagam através da internet e não só, não percebo como as pessoas são ingénuas ao ponto de se deslocarem ao estrangeiro para se encontrarem com supostos potenciais interessados na aquisição.
Um dos casos: Investidores estrangeiros interessados em investir numa papelarias. A sério?
Quando fui contactado em relação a isto nem queria acreditar, a pessoa estava disposta a ir a Nice ter uma reunião. Eu pergunto: uma reunião para quê? Com que finalidade? Porquê?
Não consigo encontrar uma explicação para alguém se deslocar ao estrangeiro para vender algo em Portugal.
Se não consegue vender a empresa por x terá provavelmente de baixar o preço para y.
A aquisição de empresas é um processo moroso. Raros são sos casos em que se concretiza o negócio num curto espaço de tempo.
Não se deixe enganar, leia também o artigo fraudes na compra e venda de empresas