A venda de uma empresa ou negócio, seja através da cedência total ou parcial de quotas nem sempre é um processo simples. Por isso importa conhecer mais sobre este importante aspecto na vida dos negócios.
Na forma tradicional, tudo começa com a criação ou aquisição de um negócio, a fase do empreendedorismo. Possuindo uma empresa, o empreendedor torna-se empresário, gerindo a os recursos da mesmo com vista a obter lucros ou rendimentos.
Também existem pessoas que investem financeiramente numa empresa e que não participam na gestão da empresa (ou se o fazem é de forma mínima), os apelidados investidores. Compram e vendem participações de empresas com perspectiva de mais valias.
Existem por isso várias situações para colocar a oportunidade de venda da sociedade no mercado. Todos os negócios são oportunidades, por vezes tudo é relativo. O importante é que ambas as parte fiquem a ganhar.
Várias são as motivações que levam à venda de um negócio ou empresa. O momento da venda conjuntamente com o motivo da venda condicionam em muito o valor da transação.
Um empresário é também um empreendedor. Procurando também por novos negócios, novas oportunidades de investimento. Quando se encontra um negócio melhor, seja por ser mais lucrativo ou menos trabalhoso é natural que se queira vender o negócio actual para se lançar numa nova iniciativa empresarial
Os empresários também são afectados pela saúde ou falta desta. Uma doença mais prolongada por dar origem à necessidade de venda a empresa.
Seja do foro pessoal ou profissional por vezes é necessário capital. Um problema pessoal do empresário pode ditar a necessidade de realização de capital. A venda de uma parte da empresa pode ser a solução.
Também os negócios requerem investimento, seja por modernização ou outras. Alienar parte da empresa de forma a prepara-la para o futuro também acontece de forma frequente em alternativa a financiamento bancário.
Existem empresários que não possuem sucessores ou em que os sucessores não pretendem dar continuidade ao negócio. É uma das situações da vida que gera boas oportunidades é o momento da reforma.
É uma oportunidade para o empresário receber um bónus pelo seu esforço ao longo dos anos. Como também é uma oportunidade para quem compra, pois provavelmente não teria acesso a esse negócio de outra forma. Há negócios incríveis que passam despercebidos.
O divórcio também pode originar a alienação de negócio.
A vida de um empresário não é fácil, existem muitos desafios. Por vezes após anos de trabalho árduo na empresa, precisam simplesmente de descansar. Colocando o seu negócio para venda.
Venda da empresa pelos herdeiros do empresário.
Normalmente para o crescimento de uma empresa seja potencializado são necessários recursos. Uma das formas mais simples para os empreendedores conseguirem capital para lançarem ou expandirem as suas ideias ou os seus negócios é através de venda de participações na empresa. É denominado capital de risco, pode trazer boas mais valias dependendo do sucesso da empresa.
Quando a iniciativa da venda não surge por parte dos sócios a posição negocial é muito superior. Vender o que não está para venda. São as chamadas ofertas irrecusáveis que todos gostariam de receber. Vender a empresa por um valor maior do era expectável.
Quando se pensa em venda de empresas, pensa-se muitas vezes a alienação total da empresa. Especialmente quando se fala de pequenos negócios. No entanto uma das formas mais comuns de alienação é através de partes sociais. Sejam quotas, através de cedência de quotas ou no caso de sociedades anónimas na venda de acções da empresa.
Uma outra forma de alienar parte da empresa é através de aumento de capital. O novo ou novos sócios passam a fazer parte da sociedade através de entradas de capital para a empresa. Uma situação muito frequente, por dificuldades financeiras da empresa e também nos novos negócios de elevando potencial, as chamadas startups.
Podemos encontrar 3 situações na tipologia de empresas que são colocadas à venda: as empresas que estão em decrescimento, em crescimento e as que têm uma actividade estável. Cada empresa terá o seu valor mediante as várias condicionantes, a ver em avaliar empresa.
Criar uma pasta com a documentação relevante da empresa dos últimos anos, irá ser necessário provavelmente fornecer informações a potenciais interessados. Assim ter os balancentes e demonstração de resultados dos últimos anos é essencial.
Também pode ser boa ideia fotografar as instalações, pois permite fornecer uma ideia geral dos activos. Sem necessidades de deslocação de potenciais investidores. Reduzindo desde modo a necessidade de deslocações apenas para ver.
Divulgar a venda
Na altura da venda importa antes de mais fazer a sua divulgação convenientemente, até para que seja do conhecimento de vários investidores e assim criar mais potenciais interessados, o que poderá elevar o preço da venda. A menos que se tenha uma proposta irrecusável é sempre bom quanto a outros investidores estão disposto da oferecer pela empresa, até podem haver surpresas.
Existem várias formas de alienar um negócio, tudo depende dos objectivos do empresário.
Existem empresas dedicadas à mediação de empresas, é uma solução para quem não pretende envolver-se na negociação da alienação da empresa.
As empresas de mediação de negócios cobram por norma valores entre 5% e 10% do valor de venda.
Os business brokers não aceitam mediar todo o tipo de empresas, por exemplo empresas com valor inferior a 500.000 € ou empresas situadas longe da sua zona de actuação, por exemplo o interior do país.
O empresário pode tratar de todo o processo. É a solução para muitos dos empresários. Bastando anunciar a venda e conduzir as negociações.
Por vezes é a única e melhor alternativa aos business brokers. Não havendo intermediários o valor de venda é por vezes mais competitivo e ajustado às expectativas do detentores do capital da empresa
Nunca foi tão fácil colocar à venda uma empresa ou negócio e assim realizar a venda.
O site trespasse.com assume-se como o ponto de encontro em investidores, empreendedores, empresários ou simplesmente detentores de empresas (seja através de acções, quotas ou outras formas de propriedade).
Para vender uma empresa é só colocar um anúncio de venda e aguardar pelo contacto de potenciais interessados. Para além dos visitantes diários do site, contamos ainda com uma newsletter semanal que leva os títulos dos anúncios até potenciais investidores e interessados na aquisição de empresas.
O processo de venda de uma empresa não é simples, mas o site trespasse.com facilita este processo. Possuímos vários conteúdos de ajuda a quem pretende vender uma empresa ou negócio.
O Trespasse.com é o site certo para venda e compra de negócios e empresas em Portugal.
É um site especializado na venda de empresas e negócios para além de ser um serviço altamente especializado. Onde todos ficam beneficiados, negócio de empresário a empresário ou investidor. Sem comissões por transação.
Dispomos da audiência certa para anunciar a venda da sua empresa ou negócio. Seja através dos visitantes regulares do website, bem como os potenciais investidores que recebem as oportunidades por email.
Fazemos publicidade em vários locais, para que as oportunidades de negócio possam encontrar a pessoa certa para dar continuidade à empresa.
© 2023 Trespasse.com | Portal de compra e venda de empresas em Portugal